#DesafioEcomudas continua com novos plantios
Segunda-Feira - 29 de junho de 2020

O #DesafioEcomudas continua! Criado pelo projeto de extensão universitária da FHO "Ecomudas" como uma forma de promover uma prática socioambiental durante o período de quarentena, o desafio virtual continua ganhando adeptos, que marcaram suas atividades com as hashtags #DesafioEcomudas #AbraçoNaÁrvorePode nas redes sociais.

O desafio propõe que as pessoas plantem uma muda de árvore ou de flor no jardim de casa ou em locais verdes próximos à residência de cada um, usando máscaras e respeitando as orientações de distanciamento social recomendadas pelas autoridades. O professor do curso de Biologia e responsável pelo Projeto, Me. Diogenes Rafael de Camargo reforça o convite a todos que queiram participar da atividade: "Ao plantar uma árvore você não irá só ajudar o planeta, mas também colocará nessa planta algo do seu coração. Sempre que olhar para ela, verá que existe um mundo melhor".

A experiência foi compartilhadas pelas alunas do 3º. período do curso de Biologia, Sophia Eli e Tainá de Nadai. "O desafio gerou uma sensibilização de outras pessoas, como vizinhos, amigos e familiares que não estavam sabendo da atividade e se envolveram, colaborando com o meio ambiente. Além disso, apesar de já termos plantado árvores em outros projetos da faculdade, passar por todos os processos do plantio, como buscar a muda ou até mesmo cavar o buraco foi novo e importante para o nosso aprendizado como profissionais e como indivíduos".

Para o aluno do 7° período, Alex Nunes, em uma época difícil de isolamento, de perdas e tristeza, plantar uma árvore foi como um símbolo de esperança. "Uma esperança de que voltaremos a nos reunir para ver um pôr-do-sol, fazer um piquenique ou apenas tirar um cochilo embaixo da sombra daquela mesma árvore, que um dia foi uma muda, que plantamos, cuidamos e protegemos, sempre com muito amor. Assim criamos  um laço entre natureza e ser humano", comentou.

A aluna Victória Viotto, do 1° período, também comentou que participar do desafio a fez ver que a natureza e o ser humano andam juntos: "Será que o modelo de sociedade em que vivemos atualmente não é a origem das crises de saúde, sociais, ecológicas e econômicas? Então essa é a hora que o mundo deu para a gente refletir, pensar em MUDAR. Perceber que o planeta está doente, muito por nossa causa. Se todos fizermos uma mínima mudança, logo estaremos bem melhor".

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

°C
°C
Chuva: % ( mm)

Como Chegar