Alunos de Engenharia de Produção vencem o Desafio de Simulação ERPO 2018
Alunos de Engenharia de Produção vencem o Desafio de Simulação ERPO 2018
Quinta-Feira - 17 de maio de 2018

Alunos de Engenharia da FHO | Fundação Hermínio Ometto foram os vencedores do Desafio de Simulação ERPO 2018, competição de resolução de cases da ERPO/FlexSim. O resultado foi anunciado no último dia 04 de maio, durante o III ERPO - SE (Encontro Regional de Pesquisa Operacional do Sudeste), promovido pelo Centro de Pesquisa Operacional da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp (FCA-Unicamp), com o apoio da Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO).

O desafio é uma iniciativa conjunta entre o Comitê Organizador do ERPO e a FlexSim Brasil e tem como objetivo oferecer aos interessados em aplicações práticas de Pesquisa Operacional, a experiência de trabalhar em equipe, em um projeto de simulação, baseado em um caso real.

Habilidades para tomar decisões complexas e resolver problemas são testadas em um projeto de consultoria, que deve ser solucionado pela equipe de até 4 pessoas, graduandas ou pós-graduandas. A FHO esteve representada por duas equipes na competição: a FourFlex, integrada pelos alunos Franciele Segreti da Silva, Mariana da Silva Pinto, Thabata Roberta Pedroso Borges e Vinicius Tozo Alves; e a vencedora (JM)² - formada pelos alunos José Xavier, Juliana Pascotti, Marcela Russo e Marcelo Milani, do curso de Engenharia de Produção.

A atividade foi desenvolvida no âmbito do Projeto em Gestão de Operações, sob orientação dos professores Lucas Antonio Risso e Gláucia Pissinelli. O desafio consistiu na construção de um modelo de simulação de eventos discretos, construído no FlexSim como ferramenta de suporte para a resolução de um case que visava obter uma meta de eficiência pré-definida. Na fase final, a equipe da FHO superou 8 equipes para ficar com o primeiro lugar. Como prêmio, os alunos receberam um curso da FlexSim Brasil, no valor de R$4.500,00 por integrante da equipe.

De acordo com o coordenador da Engenharia de Produção, Prof. William Douglas Paes Coelho, "vencer uma competição promovida pela UNICAMP, onde equipes de graduação e pós-graduação das mais renomadas universidades do país competiram, é uma grande conquista e comprova tanto a qualidade do curso de Engenharia de produção da FHO quanto à competência do aluno egresso e seu preparo para o mercado de trabalho".

A experiência foi de muito aprendizado para os alunos. "Foi sem dúvida de extrema importância para o nosso currículo e experiência acadêmica. Me sinto realizada por ter a chance de levar o nome da FHO, enaltecendo o curso de Engenharia de Produção e seus projetos de extensão", disse a aluna Marcela Russo.Outra integrante da equipe vencedora, Juliana Pascotti, também ressaltou o trabalho em equipe e o engajamento, fundamentais para o resultado. "Foi um enorme aprendizado e pude adquirir conhecimentos que levarei para a vida toda. Ter participado do grupo de estudo continua sendo um estímulo para participarmos de grandes desafios como este", comentou.

De acordo com José Geraldo Baziles Xavier, além da experiência do trabalho em equipe, participar da competição os fez enxergar na prática a resolução de um case real. "E com uma equipe sensacional, com a orientação dos professores no grupo de gestão de operações, conseguimos desenvolver e ter um bom desempenho na competição, nos levando a vitória", disse ele.

O resultado do Desafio foi recebido com muita alegria pelos alunos, que tiveram que aplicar conceitos de disciplinas como "Pesquisa Operacional", "Logística", "Planejamento e Controle da Produção", "Probabilidade e Estatística" na execução do projeto. "Em particular, espero que tal resultado sirva de estímulo para que outros estudantes se desafiem e queiram participar de competições do gênero", finalizou Marcelo Otavio Milani.

Artigo de aluno da Instituição foi publicado durante o III ERPO - SE

Durante o III ERPO - SE (Encontro Regional de Pesquisa Operacional do Sudeste), o aluno de Engenharia de Produção, Marcelo Otavio Milani, da equipe vencedora (JM)², também aproveitou a oportunidade para publicar o artigo "Avaliação da eficiência de Projetos de Desenvolvimento de Produto utilizando Análise Envoltória de Dados", escrito sob orientação dos professores Glaucia Jardim Pissinelli e Lucas Antonio Risso.



Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Sexta-feira
27°C
16°C
Chuva: 80% (12 mm)

Como Chegar